A escola

História da nossa Escola



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laerte Ramos de Carvalho localiza-se na Rua Beijui, nº 296, Vila Isa, Bairro de Campo Grande, Sub Prefeitura de Santo Amaro, Zona Sul da cidade de São Paulo. Foi criada através do Decreto nº 9586 de 02 de agosto de 1972. Seu primeiro nome foi Escola Municipal de Vila Isa. Começou a funcionar a partir de 20 de janeiro de 1972. Recebeu o nome de Escola Municipal de Primeiro Grau Laerte Ramos de Carvalho em 07 de agosto de 1972, através do Decreto nº 10086, conforme o Diário Oficial do Município de 07/08/1972. E até hoje continua progredindo com seus estudos e professores.



Biografia do Patrono 
LAERTE RAMOS DE CARVALHO NASCEU EM 3 DE SETEMBRO DE 1922, EM JABOTICABAL (SP), FILHO DE JOAQUIM CARVALHO E ANITA RAMOS CARVALHO.
FEZ SEUS ESTUDOS PRIMÁRIOS NO GRUPO ESCOLAR CORONEL VAZ E DEU CONTINUIDADE NO GINÁSIO SÃO LUIZ. CURSOU FILOSOFIA NA ANTIGA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO PAULO, ONDE BACHARELOU-SE EM 1942 E OBTEVE LICENCIATURA NO ANO SEGUINTE.
CASOU-SE COM MARIA DE LOURDES CHAGAS DE CARVALHO E TEVE DUAS FILHAS.
FOI ASSISTENTE DE HISTÓRIA E FILOSOFIA, CONFERENCISTA EM VÁRIOS CENTROS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NO EXTERIOR; REPRESENTOU O BRASIL EM DIVERSOS SIMPÓSIOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DA ALEMANHA, PORTUGAL, VENEZUELA E ESTADOS UNIDOS. DOUTOR EM FILOSOFIA (1945) PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), COM A TESE FORMAÇÃO FILOSÓFICA DE FARIAS BRITO, BASEADA EM PESQUISAS ORIGINAIS FEITAS NO CEARÁ E NA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. NO MAGISTÉRIO, FOI PROFESSOR DE FILOSOFIA EM VÁRIAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE SÃO PAULO, PROFESSOR ASSISTENTE E PROFESSOR ENCARREGADO DE CURSO DE FILOSOFIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP (1943 A 1945). EM 1955, TORNOU-SE PROFESSOR CATEDRÁTICO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DA MESMA FACULDADE, APÓS DEFESA DE TESE SOBRE AS REFORMAS POMBALINAS DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. COLABOROU NO RELATÓRIO DA EQUIPE BRASILEIRA DO ACORDO MEC-USAID.
FOI ORIENTADOR E RESPONSÁVEL PELA PESQUISA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO DE 1920 AOS NOSSOS DIAS.
PUBLICOU DIVERSOS TEXTOS, EM BOLETINS, JORNAIS E REVISTAS ESPECIALIZADAS, E LIVROS, COMO FEIJÓ E O KANTISMO (1952), O ENSINO EM SÃO PAULO, EM ENSAIOS PAULISTAS (1956). DIRETRIZES E BASES E O PROJETO E O ENSINO SUPERIOR, EM DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1960) E AÇÃO MISSIONÁRIA E EDUCAÇÃO E A REFORMA DOS ESTUDOS (1960). PROFERIU TAMBÉM PALESTRAS SOBRE FILOSOFIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM CONGRESSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO. FOI AINDA COMPONENTE DE BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO DE DOUTORAMENTO NA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP.
DE 1961 A 1965, FOI DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS; DE 1965 A 1967, FOI REITOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. EM 1968, FOI MEMBRO DA EQUIPE DE PLANEJAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (MEC-USAID), DA COMISSÃO DE ASSESSORAMENTO,(DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DAS FACULDADES DE FILOSOFIA E DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP). TAMBÉM FOI COMENTARISTA DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS DE O ESTADO.